quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O CRONOGRAMA DO DESCASO

Maurelio Menezes

Pinheirinho, a PM do Alckmin
A ação da PM na desocupação de Pinheirinho, em S.José dos Campos, foi criticada, com justiça, violentamente nas midias sociais (e não redes), transformada em TT no Twitter. Foi mais uma prova de que a Policia Militar nao está preparada para intervenções pontuais e acaba agindo sempre na base da pancada e dos varios tipos de bombas intimidadoras que usava nos tempos do regime militar.
Recife, a PM do Eduardo Campos
E isso, ao contrario do que afirmam alguns para tentar tirar proveito político, de olho nas eleições de outubro,  não tem absolutamente nada a ver com o estado onde está o pelotão .  O despreparo da corporação ficou claro essa semana também em Recife onde, teoricamente, a PM é comandada por um governador da base federal, Eduardo Campos, alias, o melhor avaliado do Brasil. Lá estudantes que protestavam contra o aumento do preço da passagem de onibus foi atacada a pancadas, bombas de gas e efeito moral. De acordo com os que afirmaram que a PM que foi violenta em Pinhdirinho é a "PM do Alckmim" no naso de Recife é a "PM do Eduardo Campos", e faz o que ele manda.
É verdade que por tras da ação da policia havia a ação de provocadores ( o que é contestado por muita gente), mas ela deveria estar preparada inclusive para isso. Mas, mais do que isso, há todo um cronograma de descaso dos governos federal, estadual e municipal com os moradores do Pinheirinho. Em oito anos de ocupação, mesmo sabendo como a Justiça age em casos de Direito de Propriedade, nenhuma das tres esferas se posicionou contra a desapropriação nem apresentou alternativas para os moradores. Somente no inicio desse ano, como lembra a Folha de S. Paulo hoje (http://migre.me/7FX9r) quando a desocupação ja havia sido decretada, um  "protocolo de intenções foi assinado pelo prefeito, pelo secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, e pela secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães. O protocolo foi, no entanto, recusado pela Justiça, por falta de ações concretas."
Aos governos municipal, estadual e federal junte-se alguns movimentos sociais que tiveram tempo para pressionar democraticamente o poder publico para uma solução e aí montar um sistema para que os moradores tivessem lá vida minimamente digna. Pinheirinho se transformou num tipo de favela, que, como toda favela, abrigava desde traficantes e puxadores de carros a gente de bem, trabalhadora, idosos e crianças que jamais tiveram acesso a politicas publicas.
Agora, no bafafá da desocupação, muita gente quer posar de bonzinho para sair bem na foto. E de quebra aproveitar para alfinetar possiveis adversários politicos em outubro. Isso é lamentavel porque fazem politicagem com  tragedia humana. Tragedia que todos esses personagens poderia ter evitado.
A PM  agiu de forma errada (embora amparada pela Justiça que em todos os niveis manteve a desocupação)? Agiu. Mas a ação da PM e da Justiça não seria necessária  se não fosse o descaso do poder publico e dos movimentos sociais que só foram tentar "colocar tramela na porta quando a porta estava arrombada".
Quantos Pinheirinhos existem no Brasil? Quantas vezes e até quando a história vai se repetir?

Ovos para Kassab que nada tinha a ver com o peixe
P.S Quando estava terminando este post, vi as imagens do protesto em São Paulo contra o prefeito Gilberto Kassab. Estranho, muito estranho. As faixas mostravam que o protesto era contra a desocupação de Pinheirinho e contra a ação da policia. Por isso jogaram ovos no prefeito de São Paulo? Mas o que ele tem a ver com S.José dos Campos? E que o ele tem a ver com a PM, que é estadual? É... a campanha de 2012 ja começou. E da pior e mais lamentavel forma possivel... Pior que os partidores que estavam lá e que tentaram impedir o trabalho de jornalistas, pelo que tudo indica, vão ter Kassab no palanque. É que pelo que informa o Augusto Nunes em seu blog ( bit.ly/ybza6U ) o prefeito fechou hoje o aluguel do partido dele para a candidatura de Haddad