sexta-feira, 18 de maio de 2012

GREVE NA UFMT SE TRANSFORMA EM MOMENTO HISTORICO

Maurelio Menezes

Foto: Keka Werneck
Os motivos para se comemorar são muitos. Primeiro a decisão pela greve tomada na segunda feira em Assembléia de se dar um basta  no descaso e na insensibilidade do governo federal que insiste em tratar educação como despesa e não como investimento. Na assembléia ficou claro que os professores querem discutir a universidade que o país precisa e a recuperação da estima e de uma qualidadade que vem sendo colocada em segundo plano em nome da quantidade, aquela necessária para se construir uma nação cidadã e justa, esta para se fazer propaganda e demagogia. Na assembléia, integrantes da administração superior, ao contrario do que tradicionalmente acontecia, votaram a favor do movimento.
Dois dias depois a reitora Maria Lucia Cavalli Neder externou publicamente seu apoio ao movimento dos professores, numa entrevista ao MTTV 2ª Edição da TV Centro America, o telejornal de maior Ibope em Mato Grosso, com, em media, 75% da audiencia entre os aparelhos ligados. Na mesma reportagem, um representante do Diretorio Central dos Estudantes informou a posição oficial dos alunos, de apoio ao movimento dos professores. A reportagem você pode conferir aqui.
No final da manhã de hoje, uma assembléia dos professores do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT, o mais antigo da Universidade, com parcerias com universidades de excelencia no Brasil e no Exterior, decidiu, por ampla maioria, acatar a decisão da Assembleia. Professores e alunos do programa foram informados oficialmente por e mail da  deliberação dos professores, com o seguinte texto:

Caros docentes e discentes
Informamos que na assembléia de docentes do PPGE realizada no dia 18/05/12, foi decidido que, em decorrência da greve, as aulas do mestrado e doutorado em educação ficam suspensas enquanto durar a greve. Serão mantidas as atividades agendadas tais como, bancas de qualificação e de defesa, bem como eventos.  Informamos que com a finalização da greve será definido um novo calendário que não implicará em prejuízos acadêmicos.

Atenciosamente
Tânia Maria Lima Beraldo
Coordenadora do PPGE/UFMT


É um momento histórico na UFMT.  É a primeira vez que um Programa de Pós Graduação toma essa posição (pelo menos nos 17 anos em que la sou professor).  Com a posição assumida publicamente primeiro pela Reitora e agora pelo PPGE, está sendo dado, sem duvida, o primeiro passo para a (re)construção da UFMT como uma Universidade realmente cidadã. Independemente do resultado da greve, com atendimento ou não das reinvindicações,  esta é uma tomada de posição que deixa clara a intenção de não se aceitar manipulações.
Da mesma forma que muitos de nós nos orgulhamos de lutas como as que travamos no passado contra o regime militar, pela anistia, pelas diretas, pela redemocratização do país, ou como as travadas hoje por justiça, por qualidade ambiental de vida, contra tantos desmandos, enfim, lutas que assumimos e continuaremos  a assunir pela construção de uma sociedade pelo menos menos injusta, a conquista deste momento deve ser motivo de orgulho para todos. Que o exemplo maduro e consciente do PPGE, o mais antigo programa de Pós Graduação da UFMT  seja seguido pelos demais programas, o que so fortalece a Universidade como um todo.
E ao fortalecer a Universidade estará sendo fortalecida também a sociedade a quem ela deve prestação de serviços, produção de conhecimentos e geração de cidadania. O exemplo que está sendo dado neste momento é unico na história recente de Mato Grosso, e por isso mesmo precisa mais que nunca do apoio desta sociedade, que, em ultima instancia será a grande beneficiada nesta luta. Que deve ser de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário