Abaixo o primeiro de uma série que espero seja duradoura de artigos que escreverei para o Jornal Folha do Estado. de Mato Grosso. Você pode lê-lo na edição de hoje do jornal, que já está na Internet e daqui a pouco chega às bancas. Nossos encontros serão sempre as quintas feiras e o tema central será sempre os movimentos sociais e a capacidade que eles têm de mudar a historia de um país. Sejam bem vindos aos nossos encontros folhianos.
A dimensão pedagógica dos movimentos sociais
O filósofo
italiano Antônio Gramsci (1891-1936) afirmava que uma transformação duradoura
da sociedade somente seria possível se houvesse uma elevação cultural das
massas. Cultura não tinha para ele o significado que tem para o senso comum: ou
seja, atividades culturais. Gramsci afirmava também que a escola tinha um papel
fundamental na construção dessa elevação.
Mas poucas
vezes se viu a educação se prestar a esse fim, uma vez que ela, ao longo dos
séculos, tem servido apenas para manter o que Gramsci chamou de poder
hegemônico. Aqui em Mato Grosso o tema foi pesquisado pela professora Maria
Benicio Rodrigues e se transformou numa dissertação de mestrado que resultou,
em 2009, no livro Estado – Educação
Escolar – Povo: a reforma mato-grossense de 1910 pela Editora da UFMT. Uma
das conclusões da professora Benicio foi que “A configuração da organização,
estruturação e funcionamento das escolas públicas, [...] fundou-se em uma
ideologia que visava a manutenção da ordem capitalista, [...]” (BENICIO, 2009,
p. 102 ). Em outras palavras, a escola, ao longo do séculos, tem servido
principalmente para manter uma situação
onde os subalternos continuem a ser subalternos e os dominadores a serem
dominadores.
Se fizermos uma
análise da história da educação no Brasil, perceberemos que ela foi construída
a partir de rupturas, mas que nenhuma ruptura teve o objetivo de mudar
radicalmente a situação da população. A primeira ruptura foi em 1500, com a
chegada dos portugueses, trazendo um padrão próprio de educação, tradicionalmente
rígido, repressivo até, e absolutamente contrário ao padrão existente aqui até
a época, o dos indígenas, que, por estudos realizados posteriormente, eram livres.
O segundo período teria começado com a chegada dos jesuítas ao Brasil, em 1549.
Com eles vieram métodos pedagógicos que foram utilizados por cerca de 200 anos,
até sua expulsão, pelo Marques de Pombal, que estabeleceu ai uma nova ruptura
que desembocou num absoluto caos. Tentou-se as aulas régias e o auxilio
literário, mas nada se estabeleceu como método pedagógico. Uma nova ruptura
pode ser registrada no inicio do século XVIII, quando, com a família imperial
fugindo de Napoleão, desembarcou no Brasil. Se é verdade que a família imperial
não conseguiu implantar aqui um sistema educacional, não se pode negar que a
transferência do reino para cá trouxe ganhos como a criação do Jardim Botânico,
fonte de pesquisa, criação de colégios militares, escolas de Medicina e de
Direito, e da Biblioteca Real.
Nos séculos
seguintes houve novas rupturas, consequência da proclamação da independência e
promulgação da primeira constituição nacional que em seu artigo 179 previa
“instrução primária para todos os cidadãos”, da proclamação da república, com a
chamada Reforma Benjamin Constant, que previa a laicidade e a liberdade no
ensino, o que foi criticado pelos positivistas, que defendiam a base literária
na educação e não cientifica como pretendia Constant.
Nas décadas
seguintes houve reformas, coincidentemente em momentos nos quais movimentos sociais
trouxeram com eles uma mudança nas características sócio políticas do Brasil,
como a Semana de Arte Moderna, o Tenentismo, a criação do Partido Comunista,a
Coluna Prestes. Foi nessa época, especialmente a partir da primeira década do
Século XX, que se realizaram diversas reformas estaduais na educação, inclusive
a pesquisada por Benício, citada anteriormente.
É comum se
ouvir que aos governos não interessa uma reforma educacional que tenha como
consequência a formação de um cidadão crítico, pois um cidadão sem visão
crítica pode ser manipulado com mais facilidade. Se bem que não há como negar a
verdade existente nessa afirmação, a questão é mais complexa que isso.
Afinal, se a
escola não cumpre o papel de elevar culturamente o cidadão a ponto de lhe dar
condições de promover uma transformação duradoura na sociedade, a quem caberia
esse papel? Uma das conclusões a que Roseli Caldart chegou ao pesquisar a
historia do MST para sua tese de doutorado foi que os Sem Terra se educam, se
humanizam na luta, na participação do próprio movimento que desencadeiam. Para
ela “enquanto contesta a ordem estabelecida, problematiza e propõe valores,
transforma a realidade e se produz como sujeito da história,”.
Então podemos
afirmar que os movimentos sociais possuem uma dimensão pedagógica capaz de produzir
as transformações históricas? Isso é assunto para a semana que vem, já que essa
é uma das respostas que vamos tentar encontrar aqui em nossos encontros, sempre
às quintas feiras.
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