terça-feira, 21 de dezembro de 2010

BALANÇO DE UM GOVERNO NADA MAIS QUE MODESTO - III

Maurelio Menezes

O Blog do Planalto, investida oficial do governo federal nas Midias Sociais ocupa bastante espaço para tentar mostrar que os 8 anos de Lula foram os melhores da história do país. A maioria dos textos é assinada por ainda Ministros e é mais que evidente que eles só poderiam dizer isso. Na maioria dos textos fica claro também o viés autoritário desse governo para o qual opinião correta é a opinião que elogia seus feitos, caso contrário trata-se de conspiração direitista. No Blog  se referem à imprensa (para os autores Imprensa, Rádio,  TV e Internet é tudo a mesma coisa) como algo com visão torta.

Lendo a defesa feita por eles, lembrei-me de minha Dissertação de Mestrado, Jornalismo: uma Ilusão Perdida?, defendida na ECA/USP na qual pesquisei a filosofia do jornalismo. Um de meus entrevistados foi o jornalista político Villas Boas Correa, uma da smais completas biografias do jornalismo brasileiro, com quem tive o prazer de trabalhar nos anos 80 nas redes Bandeirantes e Manchete. No capítulo em que estudo os Conceitos de Jornalismo, ele faz uma referência ao pessoal do Comercial que cabe como uma luva no pensamento de alguns governantes, inclusive do presidente Lula.  Disse Villas
Eu estou convencido que esse pessoal do segundo escalão dos jornais, o pessoal que gerencia, odeia jornalista. Para eles os jornalistas são todos uns chatos e o ideal seria um jornal que não tivesse noticia, só anúncios, porque o jornalista chateia a empresa, arranha os interesses da empresa, os interesses do anunciante.
Para Lula (e, justiça seja feita, para muitos prefeitos, governadores e parlamentares) jornalismo bom é aquele apregoado desde sempre por Silvio Santos: o que fala bem. Afinal, para eles seria ótimo que não se fizesse,por exemplo, a leitura correta da área social do governo. Não se divulgasse que a única política social criada pelo atual governo foi o Fome Zero, que fracassou redondamente. Lula e seus ministros adorariam que não se divulgasse que o Bolsa Família nada mais é que a unificação de todos os programas sociais criados pela ex Primeira Dama Ruth Cardoso, ela sim uma pessoa com visão social. Lula e seus ventríloquos adorariam que não se divulgasse que nem mesmo a idéia da unificação foi dele e de sua equipe. A sugestão foi dada ao Presidente por um tucano, o então governador Marconi Perilo, de Goías (eleito mais uma vez em outubro, derrotando o candidato de Lula). No lançamento do Bolsa Familia, em 2003, o próprio Lula  agradeceu  ao governador a idéia, como pode se constatar no video abaixo:




A diferença da idéia de Ruth Cardoso é que para ela os programas sociais assistencialistas seriam transitórios, já que paralelamente seriam desenvolvidas ações que permitessem o crescimento das familias assistidas. Sem capacidade para isso, o governo não só aumentou o assistencialismo como faz questão de manter seus assistidos no nivel abaixo da pobreza para que eles vejam na miséria que recebem a salvação de suas vidas. Lamentável, como lamentavel também é o fato de não se ter a curto ou médio prazo perspectivas de um programa decente no sentido de construir cidadãos e não apenas lhes dar uma esmola viciante.

 O reflexo disso é a falta de programas sociais nos estados e municípios onde, feitas as devidas e honrosas exceções, casamento comunitário se transforma em política social de governantes (como foi o caso de Mato Grosso).  Lula, ele proprio um retirante nordestino, deveria ter feito jus ás raízes e ter ouvido mais Luiz Gonzaga que no delicioso  e comovente Vozes da Seca (ouça aqui) que compôs com Zé Dantas na década de 50 ensinava: "Seu dotô uma esmola a um homem que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão"

3 comentários:

  1. Bem, eu aceito todo ponto de vista que me pareça substancialmente ileso de partidarismos.

    Gosto do Olhares.
    Isso não significa que concordo com o que está escrito aqui.
    Discordo do começo ao fim, com alguma concordância em meio ao caminho.

    Sim, a redistribuição de parcela da renda do País entre os menos favorecidos pela Economia,
    é um sonho eleitoreiro apregoados por tantos...
    Até fizeram alguma coisinha.
    Mas pararam por ali mesmo. Não fosse o Lula
    chegar e ativar os processos..
    A renda toda seria usurpada e distribuida onde sabemos, todos sabemos.

    É importante ler o que o Blog está colocando,
    até para percebermos que o que faltava no Brasil
    era ATITUDE.

    O País ficou bem melhor nesses oito anos de Lula. E ficará um primor com mais 8 anos de Dilma.

    Enquanto isso, Deus queira que as novas gerações cresçam e amadureçam e se preparem para a vida pública considerando que somos 200 milhões de brasileiros, e que a maioria são gente como nós, todas trazem Deus dentro delas - Namaste!
    E que o Brasil é para os brasileiros.
    E quem mais vier e quiser ficar porque esta
    terra é abençoada, e é como coração de mãe.

    Que a renda do Brasil é para ser oferecida em
    bens para nós. E não para os corruptos,
    como sempre foi, e agora, finalmente, a História está mudando.

    Quem viver, verá.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã dos teus escritos Maurélio. Você faz diferença. Te admiro.

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bom! Acresceria somente o caminho do Japão e da China para alcançar o boom econômico e intelectual de seu povo... bem diferente do empregado no Brasil, infelizmente...
    Um dia chegaremos lá! Sem idolatria ao assistencialismo, certamente!

    ResponderExcluir