domingo, 19 de dezembro de 2010

O BALANÇO DE UM GOVERNO NADA MAIS QUE MODESTO - I

Maurelio Menezes

O Governo (?) Lula chega ao fim, embora os fanáticos ou desinformados (apenas os fanáticos e desinformados) petistas e pseudo oposicionistas afirmem que o governo Dilma será a continuidade do Governo Lula. Lula entrega a faixa com uma popularidade jamais vista por outro presidente em final de mandato, um fenômeno para um governo que não foi nada além de modesto e que ficou devendo em muito em áreas fundamentais como saúde, educação, saneamento básico, infra estrutura e na área social. À primeira vista parece até uma incoerência escrever isso. Mas é a demonstrar o contrario que vou me ocupar nos próximos dias, usando números e fatos. E contra números e fatos, dizem as regras, não há argumentos.

`
A primeira explicação para esse fenômeno está no fato de nos oito anos Lula ter seguido á risca o que determinou Duda Mendonça a ele no iníco do governo: Não importa o que você faça, mas sim o que o povo pensa que você está fazendo. Para isso desde o início a preocupação foi apostar na compra da mídia. A média de gasto direto com publicidade apenas do governo beira o um bilhão de reais por ano. Se somados os gastos das estatais esse valor é sextuplicado, o que nunca aconteceu antes na história desse país. Mas esse foi apenas um detalhe, como detalhes foram também a subjugação de sindicatos e especialmente de centrais sindicais e a distribuição de benesses a governadores e parlamentares.

Arte publicada em outubro no  Prosa & Política
O Mensalão foi apenas a ponta do iceberg. A falcatrua que levou à denuncia de uma quadrilha de 40 integrantes no STF, inclusive o homem forte do governo, José Dirceu que, apesar de cassado, dia desses disse que nunca se afastou do palácio do Planalto.  Em outubro a blogueira Adriana Vandoni citou entrevista do centista político Marco Antonio Villa ao portal R7 na qual afirmava que o mensalão ainda em 2010 seria uma mera lembrança para o brasileiro.Quanto custou isso em dinheiro púboico. jamais se saberá.

Eu tenho tanto pra lhe contar mas com palavras não sei dizer
 A distribuição de uma fortuna para os produtores rurais de MT entre o primeiro e segundo turnos na eleição de 2006, que aproximou ao extremo Lula de Blairo e que mudou o apoio do então governador que pulou do barco de Alckmin, foi apenas um dos fatos que mostraram como Lula governou. O entreguismo da CUT, tracionalmente uma central sindical de luta e que se transformou numa bibelô nas mãos do governo, sem que a classe trabalhadora tivesse qualquer benefício foi apenas uma das artimanhas usadas para que o brasileiro pensasse que nunca antes da história desse país o país estivera tão bem.

Aos poucos vão aparecendo números. Lula nunca teve oposição. Esta, usando o velho e furado argumento que não apostava no quanto pior melhor, como fizera o PT  em todos os governos anteriores, e que os interesses do Brasil estavam acima de qualquer coisa (na verdade, afirmam os mais informados eles foram cooptados em acordos milionários feitos em hangares de aeroportos de Brasilia e pelo país afora), deram a Lula uma carta branca. Os dados são da Consultoria Arko Advice, que analisou 404 votações nominais de interesse do governo nos ultimos 8 anos. A ausência em plenário foi a tônica dos partidos que se diziam de oposição. O PPS de Roberto Freire evaporou em 46,07%, o DEM em 44,24% e O PSDB  em 41,12%. O PSOL, também oposição, não se ausentou tanto, mas votou com o governo em em 39,58% dessas votações. Uma frase que teria sido dita pelo governador reeleito de Alagoas Teotônio Vilela Filho mostra bem a qualidade da oposição que Lula teve: Oposição? Afasta de mim esse cálice! 

Com uma oposição assim parte do fenômeno está explicado.

2 comentários:

  1. Parabens! nao conheço o dono do blog, mas é dono de uma lucidez invejavel. Nosso Brasil seria infinitamente melhor se tivessemos muitos mais eleitores com tal grau de conciencia. Recomendarei muitas vezes este texto.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria.
    É um dos ângulos de visão. Este, somado aos demais que, de certa forma, ou mesmo diametralmente,o contradizem, perfarão, quem sabe, a realidade do que representou o Governo Lula.
    Só não vamos agora afundar as idéias na vala do pensamento generalizante os reais grandes feitos de sua passagem pela História do País.

    ResponderExcluir