segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O DESCASO COM A EDUCAÇÃO SUPERIOR

Maurelio Menezes

Durante a campanha o governo federal tentou passar uma idéia que está cuidando da educação superior, que aumentou o numero de vagas, que o Brasil finalmente entrou no Primeiro Mundo no que se refere a educação superior. Foi desmentido pelos fatos, fatos que por todo o país continuam a mostrar que a educação superior nunca foi tão abandonada.O Brasil melhorou no ranking internacional de pesquisas? Melhorou. Mas muito mais porque hoje, pelo avanço da tecnologia e pelo interesse na iniciativa privada e terceiro setor que por méritos do setor público.


Na UFMT os exemplos são muitos, mas vou me ater a apenas um: uma das disciplinas que ministro na Habilitação Jornalismo do Curso de Comunicação Social, Técnicas de Produção e Difusão em Telejornalismo, não será concluida como deveria por um motivo simples: não há técnicos para a realização com os alunos do conteudo jornalistico produzido por eles. Essa novela se arrasta a vários semestres e, com os alunos, já tomei as mais diversas atitutes, inclusive a suspensão da disciplina, sem que os administradores , a quem cabe resolver esse imbroglio, se dignassem a dar uma solução ao caso . A administração superior se diz impotente para resolver o problema porque o Governo Federal não autoriza a abertura de concurso para técnicos. Ao mesmo tempo nunca se construir tantos prédios quanto nos últimos anos. Ou seja, privilegia-se o espaço fisico mas não o dota do essencial para dar uma formação de qualidade a quem o utilizar. Investe-se na construção de prédios e não se investe na contratação de seres humanos que vão possibilitar a construção do conhecimento nesses predios. E assim os alunos vão saindo da Universidade com uma formação incompleta. Mas para o Poder Central tudo está às mil maravilhas.

Mas o abandono e o desvio do que seria o objetivo, a finalidade do ensino superior não é privilégio da UFMT. A Folha de S.Paulo traz hoje reportagem sobre desperdicio de dinheiro público na UNIFESP, a Universidade Federal de São Paulo (A reportagem pode ser lida aqui). O Ministério Publico Federal constatou que lá o desperdicio é superior a um milhão e duzentos mil reais, prédios que nçao estáo sendo utilizados. Ao mesmo tempo, os alunos iniciaram em greve essa semana por falta de estrutura. Ou seja, joga-se pelo ralo dinheiro que poderia ser utilizado na dotação da infra estrutura necessária à oferta de um ensino superior de qualidade.

Há casos absurdos em que o imóvel foi alugado e devolvido um ano e meio depois sem nunca ter sido utilizado. A foto ao lado, do repórter fotográfico Moacyr Borges da Folha Press,  mostra a entrada de um prédio na rua Borges Lagoa  na Vila Clementino, alugado para o Departamento de Dermnatologia, que chegou a ser ocupado, mas teve que ser desocupado para realização de reformas e até hoje não foi ocupado de fato. Equipamentos, móveis,  estçao amontodos se deteriorando pela falta de uso. A administração superior da UNIFESP,  dois anos depois da primeira denuncia, até hoje não investigou o caso, não apurou se foi apenas incompetencia administrativa mesmo ou se houve fraude com desvio de dinheiro fins inconfessáveis, o que é o mais provável  num país onde a corrupção só faz aumentar devido a impunidade que virou regra e que envolve os mais altos escalões. E ainda querem criar novos impostos ou ressucitar antigos. Para que? Para se ter mais verbas para desviar ou para fazer mau uso?

2 comentários:

  1. O Ensino Superior está completamente abandonado no Brasil. As universidades já não oferecem mais suporte para que o aluno saia da sala de aula como um profissional. Ter um diploma já não significa absolutamente nada, porque sem a experiência diária, não se tem noções básicas da maioria das matérias. Universidades não formam mais profissionais, apenas entulham o mercado de trabalho com mão-de-obra mal qualificada... É uma pena...

    É responsabilidade sim do governo investir nessa área. Sem incentivo federal, não há verba suficiente para pesquisas e renovação de materiais de estudo, como bons laboratórios. Mas, infelizmente, no Brasil a prioridade não é a educação e sim o caixa 2.

    ResponderExcluir
  2. E não poderia ser de outra forma não é!
    O poder publico passa o tempo todo construindo predios vazios apenas para super fatura-los e sair com algum agradinho, e tem mais, predios são visto, são filmados e espostos ou seja predios, dão votos e votos, poder e dinheiro.....
    E a grande maioria da população sem uma verdadeira instrução e conhecimento dos verdadeiro fatos, deixam-se enganar mais uma vez. E assim vemos cada vez mais nosso país se afundar na mais podre merda...
    A corrupição pura e deslavada!

    ResponderExcluir