segunda-feira, 29 de novembro de 2010

OLHARES SOBRE A "GUERRA URBANA" NO RIO - II

Maurelio Menezes

Hoje a primeira comprovação de que a suposta guerra ao tráfico no Rio está sendo  usada como peça de propaganda pelos governos do Estado do Rio e Federal. Sumidos desde o inicio da crise, período em que falaram apenas via assessoria (Lula foi pego no contrapé numa solenidade internacional), Lula e Dilma são manchetes hoje, quando tudo está resolvido. Dilma anunciou aos quatro ventos que vai se reunir com o Governador Sérgio Cabral para avaliar a situação, reunião que deveria ter acontecido antes. E Lula usou a maior parte do seu programa de Rádio, Café com o Presidente, para falar sobre a atuação das forças aliadas no Rio.

Declarações de comandantes da polícia dadas hoje à Globo News, mostram também a diferença entre o discurso dos propagandistas de plantão, que só fazem manipular, e da polícia, que efetivamente merece elogios pelo trabalho realizado. De acordo com o Coronel Garcia, as imagens divulgadas  na quinta-feira e reforçadas como sendo uma fuga em massa de traficantes não foi mais que um deslocamento dos marginais dentro de seu proprio território. De acordo com ele, criou-se uma imagen que não condiz com a realidade já que Vila Cruzeiro e Alemão fazem parte da mesma "comunidade".

A polícia do Rio tem feito milagres pelo abandono a que está submetida há anos, inclusive no governo Cabral porque se é verdade que há a banda podre nessa polícia também é verdade que poucas policias no país  estão tão abandonadas, inclusive pelo governo federal que para atender interesses de aliados como Sérgio Cabral, impede a aprovação da PEC 300, que prevê a criação de uma espécie de piso nacional para as forças de segurança. Hoje, até para correr riscos menores, os policiais do Distrito Federal ganham até tres vezes mais que um policial de outro Estado.A PEC 300 pretende corrigir esta distorção, mas o governo federal faz jogo de cena (Lula, que debaixo do pano trabalha pela não aprovação,  posou com uma camiseta em defesa da aprovação durante uma grande manifestação em Brasília) atendendo ao jogo de governadores. Se você não acompanha a tramitação da PEC 300 veja aqui do que se trata e como está a situação.

Governantes têm agora uma boa oportunidade de mostrarem que não estão fazendo cena. Eles poderiam reconhecere o trabalho da polícia. apoiando pra valer a aprovação da PEC 300. Com ela policiais, que em sua maioria mora nas mesmas comunidades populares onde têm que combater o crime, teriam uma vida menos indigna e estariam menos sujeitos  aos encantos do dinheiro fácil da contravenção. Mas aí, ate prova em contrário, é pedir demais.

4 comentários:

  1. Sempre boas matérias por aqui.
    Fazem diferença para meu conhecimento e suponho que de muitas pessoas.

    Gostei desta colocação, que mostra os afluentes do momento oportuno que, como um rio, é grande, espaçoso, cheio de águas, mas que possui afluentes, - onde esses afluentes irão desaguar? Fica aqui registrado o meu apreço pelo Jornalismo decente, consciente, isento de emoções.
    "Governantes têm agora uma boa oportunidade de mostrarem que não estão fazendo cena. Eles poderiam reconhecere o trabalho da polícia. apoiando pra valer a aprovação da PEC 300. Com ela policiais, que em sua maioria mora nas mesmas comunidades populares onde têm que combater o crime, teriam uma vida menos indigna e estariam menos sujeitos aos encantos do dinheiro fácil da contravenção. Mas aí, ate prova em contrário, é pedir demais."

    Sou admiradora do Governo Lula, com todas as falhas o Governo conseguiu dar passos que outrora não conseguiram dar.
    E estou colocando fé em Dilma Roussef que, até
    prova em contrário, é uma grande personalidade,
    e uma mulher digna de admiração.

    Todavia, sem o concurso da visão de jornalistas
    como você, muito se perderia, pois a emoção
    nem sempre contribui para a perfeição da obra.

    Agradeço pela oportunidade, espero poder ler sempre o seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Maurelio Menezes,

    Parabéns pela lucidez do texto, penso eu que a PEC 300 é uma alternativa viável, porém com alguns ajustes. De repente estados da federação poderiam a vir ter problemas para arcar com os soldos do militares, mas sempre há um caminho alternativo que venham a estabelecer uma evolução salarial real aliado a um programa de treinamento e que fosse compatível para este valoroso segumento da sociedade. Ainda vejo um problema quanto a existência de duas estrutras polícias (civil e militar), caras, sem integração, desequipamenta, sem treinamento da tropa e sem um grupo de inteligência eficiente e eficaz.
    Temos muito a fazer pela Polícia brasileira, assim como temos pelos profissionais de saúde e professores principalmente.
    O fato é que o povo deste País esta abandonado a muito tempo e as desiqualdades de classe social, regionais e de acesso a cultura são verdadeiros obstáculos para o nosso desenvolvimento.
    Um grande abraço, gosto muito dos seus textos e da sua sempre presente e firme posição.
    Carlos Alberto,
    carlitos_costa1@hotmail.com
    Santos, 29/11/2010

    ResponderExcluir
  3. Factoide! Foi tudo jogo de cena.
    Todos sabem q os traficas tiveram tempo para fugir.
    Na Rocinha, chegaram vestidos em ternos como evangelicos. O resto, foi pra Mangueira. Segurança???? Eu não me sinto segura.
    Alguma atitude teremos q tomar!!!!

    ResponderExcluir