terça-feira, 5 de outubro de 2010

MAIS UM OLHAR SOBRE O RESULTADO DA ELEIÇÃO EM MT

Maurelio Menezes

Pedro Taques saiu da quarta colocação em todas as pesquisas durante toda a campanha, para ficar com folga com a segunda vaga para o Senado, possibilidade que essas mesmas pesquisas só apontaram na véspera das eleições.

Porque as pesquisas fizeram isso é mais que sabido. Elas são encomendadas e manipuladas de acordo com interesses que não são o cidadão. E, tradicionalmente, na véspera se aproximam do real. No caso de Pedro Taques havia muita gente interessada em que ele não se elegesse. E não eram apenas seus adversários na corrida pelo Senado. Como a maioria dos veículos de comunicação estava a soldo de adversários do candidato do PDT é de se supor quem estava por trás dessa manipulação especialmente de metodologia da pesquisa ao Senado

Pedro Taques conseguiu se eleger com o voto do sentimento de revolta contra o que aí está. Uma prova disso é que em Rondonópolis Blairo Maggi ganhou por muito pouco e em Cuiabá foi derrotado por Pedro, que fez uma campanha desprendida, propositiva. Desde o inicio foi ele o único candidato a lembrar pedagogicamente o eleitor que este ano ele votaria em dois candidatos para o senado. A maioria dos demais estava preocupada em negociações de bastidores. Ele em apenas esclarecer o eleitor e pedir um dos votos para ele.

Trechos de um comentário assinado por Angélica Passos e postado no Blog Prosa&Política reflete bem o sentimento de muita gente que fez o novato Pedro Taques a derrotar os veteranos Antero Paes de Barros e Carlos Abicalil.

“[...]a vitória de Pedro Taques,[...] me mostrou que sim, é possível. É possível, antes de mais nada, manter aceso dentro de nós o sentimento de esperança e a crença nos bons princípios. Na ética, no respeito, no trabalho honesto, na vitória como um sonho limpo! Repito: mais que uma vitória, a campanha de Pedro Taques me serviu como inspiração. Foi como um feito que me provou e desbancou qualquer conflito oculto dentro de mim, que ainda teimava em reprimir algumas de minhas crenças, algumas de minhas esperanças.  Ser puro, sonhador, correto, honesto, simples e grandioso. E não desistir jamais! Essa é a lição Taques que fica pra mim! [...]não deve haver medo. Não deve haver desesperança. Deve haver vida! Deve haver trabalho. Deve haver, antes de tudo, bondade no coração e eterno respeito as nossas mais valiosas crenças, virtudes e princípios. É….. a vitória de Pedro Taques mexeu comigo! Parabéns! E que todos nós sejamos muito bem vindos ao tempo da esperança, da realização, da batalha, da luta, do amor, da BONDADE![...]”.

Mas o que se pode esperar de Pedro Taques no Senado? Ele que sempre foi muito criticado por supostamente adorar holofotes. No caso da prisão de Arcanjo, por exemplo, o comentário mais corrente era que ele prendeu o monstro, mas não prendeu o médico, ou seja, os poderosos que haviam fabricado Arcanjo continuavam e continuam à solta.

De um amigo, ouvi há tempos sobre o ego de Pedro Taques: “Ele é tão vaidoso que se Deus bobear ele toma o lugar dEle”. A seu favor, ouvi de uma amiga que “Pedro é uma pessoa que escuta.... É turrão, mas é do tipo que escuta.” Faz sentido porque se tivesse ido para onde apontava seu nariz (e sua provável vaidade, sua auto-suficiência) como, aliás, fizeram alguns de seus adversários, não teria ganho a eleição .

Logo após a eleição ele já começou a marcar terreno ao apresentar seu cartão de visitas ao afirmar que não sente obrigação em apoiar Dilma no segundo turno pois embora seu partido, o PDT, seja da base governista, quando “a candidata do PT esteve aqui pediu votos apenas para os outros dois candidatos (Blairo e Abicalil)”

Se ele não tiver a qualidade apontada pela minha amiga não poderá superar os defeitos apontados pelos seus adversários (ou seria mais apropriado escrever inimigos?) mas se a tiver, poderá fazer a diferença em Brasília e realmente inaugurar, como escreveu Angélica Passos, uma nova era,a era “da esperança, da realização, da batalha, da luta, do amor, da BONDADE!”. Os próximos dias dirão se isso vai mesmo acontecer ou se as afirmações pós eleição eram mais  algumas bravatas sempre identificadas neleo pelos seus adversários.

Mais do que isso, estará com o resultado prático de seu trabalho no setor público, pavimentando um caminho que outros não se preocuparam em pavimentar e poderá, com certeza pensar concretamente em vôos maiores na política partidária.

2 comentários:

  1. Eu queria entender como que as pesquisas são feitas, divulgadas, etc. Por mais que todo mundo diga que as pesquisas são compradas não dá para se comprar tudo. E quase todas são muito parecidas no resultado final.

    ResponderExcluir
  2. BOm, mas eu estou confiante ainda no Taxi. Mas só o tempo dirá mesmo, como atesta a cartilha da prudência. Mas a vaidade, derruba ainda mais no senado então, hummmmm. Sobre a pavimentação, defendo o "bloquete"ou o famoso "paralelepípedo", assim deixa filtrar águas que vão cair.
    Abraços

    ResponderExcluir