quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TURMA DA DILMA CENSURA, CENSURA E CENSURA

Maurelio Menezes

Em todo o Brasil está em andamento o que o PT projeta para depois das eleições, caso Dilma seja a vencedora: um total controle sobre os meios de comunicação e a censura expressa sobre a informação livre, bem ao modelo implantado por Hugo Chaves, na Venezuela, Ahmadinejad, no Irã, e Fidel, em Cuba. Essa é a conclusão ao se fazer um balanço dos casos de censura explícita, inclusive com apoio judicial, e se constatar que todos eles são originários de apoiadores da candidata do PT e que são explicitamente por ela defendidos.

Em Mato Grosso, no primeiro turno, Silval Barbosa inaugurou a censura ao pedir na justiça a censura de videos produzidos pela equipe de Midias Sociais do candidato do PSDB. Agora outro caso de apoiador de  Dilma está em andamento em Sinop. O prefeito Juarez Costa entrou na justiça e conseguiu impedir que a TV Cidade / SBT de Sinop divulgue reportagens sobre o caos que se encontra a saúde, a educação e outros setores da administração municipal. Aliás, a relação do prefeito de Sinop com jornalistas não é nada amigável. Há pouco tempo ele foi acusado de estar por trás dos atentados sofridos pela jornalista Vania Costa. Comentei a história em agosto (Confira aqui o Post). De lá prá cá não houve novidades no caso. O silêncio do Sindicato dos Jornalistas e do Ministério Público, estranhamente, continua o mesmo, como é estranho o fato de o Sindicato dos Jornalistas nao ter se manifestado sobre a censura a que está submetido o SBT de Sinop neste momento. Questionei esse silêncio no Twitter e a estudante de Jornalismo e de Direito, @fernandacaso respondeu que o sindicato "ñ manifesta pq é mais parado q agua de poço". Ainda de acordo com Fernanda a censura ao SBT "é coisa do tiozinho do chapéu..kkk". Ela se refere ao empresario Roberto Dorner, também apoiador de Dilma, dono de uma emissora de TV na cidade e candidato derrotado a Deputado Federal na coligação da candidata do PT.

Outro caso de censura em andamento no pais está acontecendo em Goiás onde o governador apoiado por Dilma censurou o jornalista Paulo Bherings, impedindo que ele fizesse uma entrevista com o candidato do PSDB, Marconi Pirilo na TV Brasil Central, que é publica. O programa comandado por ele programou entrevista com Iris Rezende, candidato de Dilma,  e com Pirilo. A proposta com o formato das entrevistas foi, inclusive, protocolada no TRE. Iris Rezende não compareceu no dia marcado para ele e fez com que o governador Alcides Rodrigues, que é do mesmo grupo político dele e que também é apoiador e tem o apoio de Dilma, impedisse a entrevista. Coincidentemente a proibição surgiu um dia depois de Lula e Dilma passarem por Goias, participarem de comicio e se reunirem com Iris. A informação que vem de Goiás é que a censura foi decidida nessa reunião, como forma de não abrir espaço para Pirilo e consequentemente para Serra.

Confira o video em que o apresentador Paulo Bherings narra o que aconteceu e praticamente se despede dos telespectadores por ter certeza que seria afastado do comando do programa:


É lamentável isso, mas o gosto pela censura e pela vontade de calar a informação é simples: com o jornalismo calado o roubo, a corrupção deslavada, como comprovada no caso do Mensalão, da Eletrobras e de Erenice, todos desenvolvidos a partir da Casa Civil, comandada por Dilma, não serão levados a público. Mais que lamentável isso é triste, especialmente porque setores como o Sindicato dos Jornalistas, que deveria se manifestar sobre fatos como esse não toma posição e quando o faz, é apenas da boca pra fora, como foi, em Mato Grosso, no caso de Vânia Costa.

Um comentário:

  1. Temos que combater arduamente a @DilmaBr e não deixar esta terrorista de araque entrar no poder, será que o PT ta pensando que o Brasil pertence a um bando de idiotas com ideias absurda de anarquismo e absolutismo? Aonde este pais vai parar Meu Deus? Cada dia que passa sinto mais vergonha em ver que pessoas mal informadas e que foram cegadas por ideias de comunismo e socialismo, politicas que provadas nao funcionam em nossa sociedade, afomentadas por politicas de bolsas e mais bolsas.

    ResponderExcluir