quarta-feira, 22 de setembro de 2010

QUEM GANHAR AGORA LEVA?

Maurelio Menezes

Uma outra eleição está em andamento em Mato Grosso, pouca gente acompanha, só agora começa a ser notícia, embora possiveis candidatos já estejam se articulando. É a eleição na Defensoria Pública, marcada para novembro, noticia de destaque no RDNews essa semana (Confira aqui)
O atual Defensor Geral assumiu o cargo por uma jogada de interesses do então Governador Blairo Maggi que o nomeoou apesar dele não ter sido o escolhido pelos Defensores numa eleição absolutamente democrática. À época comentou-se que Djalma Mendes estaria sendo apadrinhado pelo deputado Mauro Savi, pelo Procurador Geral de Justiça, Paulo Prado, e, é claro, pelo primo e então Presidente do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, aquele mesmo que acabou com a exoigência de diploma de jornalista para o exercício da profissão.
Seja isso verdade ou não, a verdade é que Blairo foi injusto ao não reconhecer a reeleição da então Defensora Geral, Karol Rotini. O jogo à época foi sujo. Acusou-se Karol Rotini de uma série de coisas, nenhuma provada. Alguns jornalistas foram usados para plantar essas acusações e, apesar delas, ela foi reeleita com cerca de 80% dos votos pelos seus colegas, que não admitiam Djalma Sabo Mendes no cargo. Os dois devem ser candidatos novamente, mas desta vez a expectativa é que haja mais de três candidatos, uma articulação para que o atual Defensor Geral não fique entre os três primeiros e aí nao seria reconduzido ao cargo. Pelo comentários dos internautas na reportagem citada acima, muitos dos quais possivelmente escrito por Defensores usando nomes anônimos, a situação dele entre os pares é grave, porque teria prejudicado muitos para beneficiar poucos.
Sabedor disso, Djalma tenta se articular para tentar dar a volta por cima e ja estaria em contato incluisve com profissionais de comunicação conhecidos pelos seu estilo de trabalho para tentar reverter a rejeição que hoje está nas nuvens.
Dentro de uma lógica da Comunicação, se é que a comunicação tem lógica, Karol Rotini saindo candidata dificilmente deixaria de ser a mais votada. Na ultima eleição ficou um sentimento de injustiça no ar, justiça que teoricamente seria reparada agora. Alie-se isso à gestao que fez á frente da Defensoria (se nao tivesse sido boa pelo menos para os Defensores, não teria na eleição passada sido a mais votada).
Resta saber agora se Silval Barbosa vai reconhecer o direito dos Defensores em escolher seu gestor ou tal qual Blairo vai dar um golpe movido por acordos não confessáveis. Se ele proceder assim não será de se ficar assustado, pois ele terá dado apenas mais uma demonstração que não está preparado ara governar MT, pois não respeita a decisã soberana de uma categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário