segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SERÁ QUE SILVAL EXPLICA?

Maurelio Menezes


Começou o debate entre os candidatos ao governo de Mato Grosso na Tv Gazeta. A grande expectativa é que Silval Barbosa nao se esquive de responder a algumas questões que o governo dele vem protelando. Não teria sido por outro motivo que ele fugiu dos dois ultimos debates com a comunidade evangélica em Cuiaba e com estudantes de Barra do Garças.
Entre os assuntos que ele deve explicação é sobre o desvio de quase 50 milhões de reais no escandalo do maquinário. Já foi constatado o superfaturamento, mas até agora ninguém explicou onde  foi parar o dinheiro. Algumas vezes se levantou a hipótese que a grana estaria sendo utilizada na campanha de Silval. Nem a isso ele ou alguém do governo respondeu. A verdade é que ele esta protelando, apostando numa vitória para depois esconder definitivamente a verdade impedindo a investigação que leve os culpados para a cadeia.
Outra explicação que Silval deve é sobre os gastos de propaganda. Em ano eleitoral a legislação prevê que se gaste apenas a média do que foi gasto nos ultimos  três anos. Mesmo assim, essa média deve, de acordo com entendimento do TSE, ser dividida em 12 meses. Por essa média o Governo do estado poderia gastar no máximo algum em torno de 29 milhões, diluidos ao longo do ano. Gastou mais de 40 milhões, parte dos quais já foi pago e outra parte empenhada. Ou seja,  crime eleitoral, que dá cassação. A explicação que ele terá que dar: para quais veículos foi essa grana? Não foi "adiantamento" para ações "futuras?
Uma terceira explicação: porque o estado tem hoje um deficit de quase meio bilhão de reais, ou seja porque o estado gastou meio bilhão a mais de reais do que arrecadou?(Aqui os detalhes que estão no Anexo XVIII, na página 17 do RREO - Relatório Resumido da Execução Orçamentáriade 2009.) Isso sem levar em conta os 500 milhões que o estado deixou de investir nos ultimos oito anos em saúde.
Sem explicar de forma convincente isso tudo com que cacife Silval se apresenta como candidato? Vai continuar a gastar indiscriminadamante sem controle?
Se ele não der as respostas ou não as der de forma convincente, o eleitor tem que dar a resposta a ele no dia tres de outubro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário