segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PORQUE "SILNÃOVAI" BARBOSA FOGE DE DEBATES?

Maurelio Menezes

Silval Barbosa, o candidato do PMDB ao governo de Mato Grosso, não gosta de gente. Num arrastão no CPA, o maior bairro da capital do estado, ouvi de um morador que não iria votar nele porque não cumprimenta ninguem e fica em cima do carro dando tchauzinho "bem diferente do Wilson (Santos, candidato ao governo pelo PSDB) que fala com todo mundo pega na mão e nao foge do pau quando alguem critica ele", completou.

Mas não é só de gente que Silval não gosta.

Silval  fugiu de um debate promovido pela comunidade evangélica, que se sentiu desrespeitada. Qual o medo dele para fugir de religiosos. Tem medo de ter que explicar pecados passados e presentes?

Silval fugiu de um debate com estudantes da principal Universidade de Barra do Garças, que também se sentiram desrespeitados.Silval fugiu também de outros dois debates com estudantes: no Colegio São Gonçalo, o maior da capital, com cerca de mil eleitores de primeiro voto, e na UNIVAG, uma das maiores universidades particulares de Mato Grosso, com mais de 15 mil alujnos/eleitores. Será que ficou com medo que cobrassem o fato dele não saber falar, de ser um monoglota como diz @adrianavandoni no miniblog Twitter?

Silval fugiu de dois debates na OAB, fugindo consequentemente dos advogados, que sentiram-se duplamente desrespeitados, especialmente porque na primeira fugida a OAB cancelou o debate afirmando que Silval havia se comprometido a comparecer num outro se fosse remarcado. Silval mentiu e fez de bobos OAB e seus advogados. Será que ficou com medo de ser cobrado pela corrupção que se transformou na marca do governo Blairo / Silval?

Silval  fugiu do debate direto em duas emissoras de TV de Mato Grosso ao interferir nas regras estabelecidas. Numa a TV Gazeta, exigiu e conseguiu que a emissora, tradicionalmente a que mais realiza debates, fizesse apenas um na reta final, num dia e horário em que a audiência é quase zero. Na outra, a TV Rondon, Silval interferiu duas vezes: primeiro levando a emissora a cancelar um debate em Rondonópolis,  porque Silval não iria aparecer (a emissra argumentou que o transmissor havia queimado, o que ninguem acreditou). A segunda interferência foi mudar as regras do debate em cima da hora, impedindo que os candidatos fizessem perguntas livres, estabelecendo temas e impedindo que se falasse de corrupção. Será que nos dois casos estava com medo que a poupulação percebesse que ele não tem propostas, não sabe o que fazer nem tem condições de ser governador?

Silval Barbosa faz juz a dois novos nomes: Silval o Fujão, pelo qual esta sendo chamado no miniblog Twitter e de Silnãovai Barbosa, que estou lançando aqui no Olhares. Brincadeiras à parte é de se perguntar como um politico que foge assim do cidadão pode querer ser governador? Se é covarde ao fugir dos embates terá coragem de enfrentar os muitos problemas que o Estado tem?

Nesta terça-feira um novo debate. Silval vai fugir de novo? É possivel, porque este será o debate que vai decidir a eleição e ele pode ter mais aperder indo que não indo. E há varios motivos para isso:

  • O debate da TVCA vai dar audiência porque vai ao ar depois de Passione, que está bombando e em um de seus melhores momentos;
  • A TVCA está colocando chamadas na maioria dos intervalos de seus programas de maior audiência, o que vai atrair mais atenção ainda;
  • A TVCA não se submete à vontade de quem quer que seja e não altera regras para atender interesses mesquinhos deste ou daquele candidato. Ela coloca sua credibilidade acima de tudo;
  • Na TVCA não haverá proibição de temas e se Silval não fugir mais uma vez vai sim ter que dar explicações aos cidadãos sobre a corrupção em seu governo, sobre a falta de planejamento, outra marca de sua administração que está deixando milhares de alunos sem aula, entre outros assuntos;
  • Um debate assim tem o poder de definir os votos dos eleitores indecisos As pesquisas informam que há hoje cerca de 45% de indecisos em relação à eleição majoritária. Pessoalmente acredito que esse número esta superestimado e muitos ja se decidiram. Sâo os votos silenciosos, aqueles eleitores que não revelam por pressão ou patrulha. Mas com um debate assim muita gente deixa de lado a indecisão.


Silval, o Fujão ou Silnãovai sabe que haverá segundo turno em Mato Grosso. As pesquisas internas que ele tem , inclusive, apontam isso, o que o coloca entre a cruz e a espada. Se não for vai cair ainda mais nestas pesquisas. E se for vai ter que encarar os adversarios que serão implacáveis. Se nos debates que ele manipulou se deu mal, demonstrou nervosismo  e não conseguiu convencer, a não ser seus cabos eleitorais, num debate em que ele nâo tem controle a situação vai ser mais desesperadora ainda. E ele pode perder ainda mais votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário