Maurelio Menezes
Cuiabania é o termo que se criou para identificar aqueles que nasceram e irão morrer aqui. Não... Não vá procurar o termo em dicionários como Houaiss, Aurélio, Caldas Aulete que não o encontrará. Mas no Google há 41.500 itens à sua disposição. Há por exemplo, um canal exclusivo de vídeos, criado para mostrar as belezas da cidade, mas que acabou se transformando num canal para se mostrar trabalhos de alunos sobre a cidade.
Um dos conceitos mais aceitáveis que li sobre Cuiabania é de Gabriel Nóvis Neves para quem “A cuiabania é um movimento cultural para preservar as nossas tradições e valorizar os nascidos aqui” Em artigo veiculado em diversos sites e no Espaço Aberto da Associação dos Docentes da UFMT ele discute o termo com a propriedade de quem é considerado um legitimo representante da Cuiabania.
Outro desses representantes(embora nem tenha nascido em Cuiabá), Alfredo da Motta Menezes, vai mais além. Para ele, hoje, há duas Cuiabanias, a original cujo conceito é o mesmo do apresentado por Gabriel Novis, formada por pessoas que aqui nasceram que preservam a divulgam a cultura regional e outra formada pelos filhos dos originais, que não curtem, por exemplo, o cururu e siriri, mas amam essa cidade.
Parece sensata essa visão de Alfredo da Motta Menezes especialmente porque as duas Cuiabanias têm em comum o amor por Cuiabá. Eu me incluiria numa terceira modalidade de Cuiabania, aquela que partilha a visão do paraibano Aldir Blanc que passou a maior parte da vida no Rio de Janeiro. Para ele, “Carioca é aquele que vem e fica”. Para mim, Cuiabania é a característica daquele que vem e fica. Esse tem em comum com as Cuiabanias de Novis e Alfredo, o amor pela cidade.
Pois essas três Cuiabanias terão uma importância muito grande nas eleições de outubro. Quem ama Cuiabá terá de responder a pelo menos três perguntas antes de decidir: qual dos quatro candidatos fez realmente o que estava a seu alcance para ajudar Cuiabá? Algum deles prejudicou de alguma forma a capital? Pelo que a cidade o ajudou a conquistar, algum deles poderia ter feito mais pela cidade?
Eu me fiz essas três perguntas e a partir de minhas respostas, vou expor aqui nos próximos posts meus Olhares sobre cada um dos três principais candidatos nessa relação com as três Cuiabanias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário