Maurelio Menezes
A pergunta rolou hoje de manha no miniblog Twitter, postada por @MariOlimpio . Logo surgiram respostas, inclusive a minha, @MaurelioMen “de quem queima e do poder público que não cria políticas para conscientizar”. Ou de @hiramfurquim para quem “sem papas na língua, a culpa é da merda do governo que só entope as botina de dinheiro. O carvão da queimada é a grana do povo!”. Mais tarde surgiram outras perguntas e sugestões, como a de @andersennavarro que retuitou @indiopoxoreu ” Se você está em Cuiabá, beba bastante água, use protetor solar e Evite d respirar fundo !!! ”. A primeira parte tudo bem, mas a segunda fica mais difícil. E a continuar assim seremos todos obrigados a radicalizar esse conselho. Em vez de evitar respirar fundo, vamos ter que parar de respirar
Mato Grosso é o campeão nacional das queimadas. E não é de hoje. Todos os anos sabe se que haverá queimadas. Todos os anos a história se repete. Nessa época, sem chuva, sem poder respirar direito multiplicam se as reclamações. Em Cuiabá a situação é mais complicada porque a cidade fica numa depressão geográfica, numa área que segundo se conta, há alguns milhões de anos foi a parte mais funda de um imenso oceano. Toda a fumaça de queimadas em cidades mais altas acaba se concentrando aqui.
Sofrem mais as crianças, sofrem mais os idosos... Sofrem todos. Mas porque não se mudou isso? O Governo do Estado gastou nos últimos anos 240 milhões de reais em propaganda. Mostrou máquinas, que depois se descobriu foram superfaturadas em quase 50 milhões de reais (e até hoje não se sabe onde foi parar o dinheiro). Mostrou-se casamentos. Mostrou-se estradas (mas não se mostrou a quem elas realmente beneficiaram). Não se mostrou investimentos em saúde porque eles não existiram. Nem em educação. Porque não se conscientizou contra desse crime? Porque não se puniu?
Há algumas teorias circulando pela aí. A primeira e provavelmente a principal é a teoria da vaca na sala. Deixa a situação ficar insustentável e ai vem o governo contrata brigadas e mais brigadas de incêndio. Fica de bonzinho, posa para a foto da campanha eleitoral como sendo o salvador da pátria. Ou seja, o governo do estado coloca uma vaca em nossa sala e depois a tira como se fosse o mocinho da história.
Não é não. É o grande vilão e, pela inoperância e falta de planejamento, o grande responsável pelo sofrimento de nossos dias e de nossas noites, quando até mesmo o sol e a lua surgem encobertos pela ação da incompetência e falta de uma política que privilegie o meio ambiente e que demonstra que esse governo não sabe mesmo cuidar de gente, está se lixando para o ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário