Maurelio Menezes
Há muito o que se falar sobre pesquisas. Uma das mais completas análises sobre o tema eu li no dia do meu aniversário, em 2002 no Jornal da Ciência da SBPC, que reproduziu um artigo escrito dias antes para o JC E-Mail pelo cientista social, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Secretario da SPBC em PE José Antonio Aleixo da Silva.
No artigo ele relembra uma afirmação de H.G.Wells feita na primeira metade do século passado, segundo a qual “os números não mentem mas os mentirosos usam os números” e vai além afirmando que “Adotar a estatística como instrumento para prognose é absolutamente indicado, mas seu uso inconseqüente pode funcionar como um excelente cabo eleitoral nas mãos dos inescrupulosos manipuladores de números que tentam atingir os eleitores indecisos”.
Essa análise me veio à mente hoje quando alguns sites (coincidentemente os mesmos de sempre) anunciaram, juntamente com a TV Cidade Verde, a eleição de Silval Barbosa em primeiro turno. A fonte é o mesmo Vox Populi que na eleição de 2004, 12 dias antes do segundo turno deu a vitória de Alexandre Cesar, do PT, por 22 pontos de vantagem sobre Wilson Santos, do PSDB, na disputa pela prefeitura de Cuiabá.
Uma simples análise dos números mostra que ou as manchetes foram encomendadas ou seus editores não têm a precaução que devem ter os jornalistas bem intencionados em situações como essa. Afinal numa pesquisa com 25% de indecisos é cientificamente impossível se afirmar em definição no primeiro turno quando a soma percentuais dos adversários é apenas 4% menos que o do primeiro colocado. E olha que não estou questionando a honestidade dos números e não o faço por não ter à mão a pesquisa completa, com detalhes, por exemplo, da amostra e da distribuição dela pelo Estado. Amostra, como se sabe, é um dos pontos que mais se usam para manipular resultados em pesquisas.
Não é sem razão que no artigo o professor Aleixo relembra uma afirmação de Márcia Cavalieri, diretora executiva do Ibope para quem “Mais importante (que o tamanho da amostra) é a qualidade da representatividade da amostragem. Ou seja, seu grau de similaridade com todos os grupos sociais e regiões do país em proporção mais próxima possível à da população pesquisada".
Para apontar vitória de Silval Barbosa no primeiro turno o Vox Populi, de acordo com alguns sites, simplesmente transformou os 25% de indecisos em votos nulos. O erro é amador, elementar e ai fica a pergunta: para atender a qual interesse ele foi cometido? Uma pergunta que se estende aos sites que divulgaram o resultado como correto: a quais interesses (ou seriam intere$$es?) atendem esses sites ou ainda de quem foi a encomenda da afirmação?
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