quarta-feira, 11 de agosto de 2010

COMMENTS ENCOMENDADOS?

Maureliio Menezes

A polêmica é antiga. Quem está por trás de alguns (para não dizer da maioria) dos comentários postados? Os comments dos portais de noticias em MT são terra de ninguém. Todos afirmam ter mecanismos para evitar baixarias. Não é verdade. A maioria não publica comments com agressões e palavrões por um motivo simples: em caso de processo, o portal ou Blog entra como co réu.
Os portais nacionais, vias de regra, exigem que o internauta se cadastre para postar os comments. Em MT, igualmente vias de regra, não há essa exigência porque ela teria como conseqüência imediata a drástica redução do numero de comentários. E o numero de comentários, teoricamente, reflete a influência e a “audiência” dos veículos.
Ao ler alguns comments fica claro que eles são encomendados. Se a noticia é positiva para A ou B os comentaristas contratados o criticam. Se ela é negativa eles reforçam a critica. A mentira que boa parte desses comments trás, ficou explicita ontem em dois sites de MT, RDNews e Olhar Direto. Eles publicaram um mesmo comentário assinado por dois nomes diferentes (com certeza fantasmas). O detalhe é que o comentário foi postado em duas reportagens com o mesmo teor: a repercussão nacional positiva do trabalho das Midias Sociais de Wilson Santos. (Aqui você confere a reportagem do RDNews. Aqui a primeira reportagem do Olhar Direto. E aqui você ve a segunda reportagem, que gerou o comentário. A reportagem original do Portal Terra você confere aqui.
Os dois comentários foram postados por Antonio Carlos do Nascimento, as 19h56, no Olhar Direto, e por Antônio Marcos de Arruda, as 20h45. Pela estrutura, é um texto típico de assessoria (os nomes dos partidos estão entre parêntese, a linguagem foge completamente a de comments e é mais parecida como a forma antiga que se escrevia para veículos impressos). Outra coisa: o comentário foi postado pelos dois fantasmas em reportagens que nada têm a ver com o assunto do comments. Ele era uma espécie de resposta de Silval Barbosa a um posição de Wilson Santos em relação a lei aprovada ano passado pela Assembléia em que ex-governadores após deixar o cargo terão direito a segurança paga pelo dinheiro publico pelo mesmo período em que governaram, desde que tenham ficado no mínimo três anos no cargo.
Quem é o autor real do texto? Ninguém vai saber , embora seja possível se supor. Se Olhar Direto e RDNews conferirem o IP dos computadores de onde foram disparados os comentários certamente concluirão que é o mesmo. Mais ainda, poderão ser surpreendidos pois pelo rastro deixado deve ser o mesmo IP do qual é disparado o material de campanha de um dos candidatos a Governador. Ô Raça!
P.S. Caso o bi autor do comments não saiba, se esconder covardemente sob pseudônimos como foi o caso, ainda não é crime, mas criar perfis falsos em redes de relacionamento é crime, previsto nos artigos 306 e 307 do Código Penal. Mas, se algum juiz ver semelhança nos casos ele pode se encrencar. É o que se depreende do texto de Alexandre Atheniense no site Jus Navegandi.

2 comentários:

  1. Acertou em cheio, Maurélio.

    O pior de tudo é que os comentários são um espaço para que se crie presença e autoridade na rede. É o local onde você pode deixar sua opinião sobre oq está sendo discutido, produzir coletivamente com o autor do post comentado e com os outros "comentaristas" e dar visibilidade para seus perfis na rede.

    A anonimato é direito na rede, mas criar Fakes e "Trollar" o conteúdo faz com q esse direito, cada vez mais, perca seu valor.

    ResponderExcluir
  2. Isso é o que mais acontece! Quem acompanha as notícias em todos os sites e lê os comentários percebe claramenteque isso acontece!

    ResponderExcluir