sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O PODER DAS MÍDIAS SOCIAIS NA ELEIÇÃO

Maurelio Menezes

Para quem ainda não acredita o quanto as Mídias Sociais serão fundamentais para a vitória da maioria dos candidatos nessa eleição, uma nota divulgada hoje pelo TSE acaba com essa incredulidade. A nota revela o poder de influência das Mídias Sociais que são capazes até de arrancar uma manifestação do sempre sisudo TSE.
A história começa no dia 10 de agosto as 11h47 (horário de Brasília) com a reportagem Candidato de MT faz campanha ao estilo CQC veiculada no Portal Terra repercutindo positivamente as criações do grupo de Mídias Sociais do candidato do PSDB ao governo de Mato Grosso, Wilson Santos.
A reportagem levou, pouco mais de duas horas depois, o apresentador do programa CQC, Marcelo Tas, cujo perfil no Twitter, @marcelotas tem 776 mil 411 seguidores a comentar, indicando o link da reportagem do Portal Terra, “Ué, eles podem fazer graça e a gente não?!” O post acabou gerando algumas discussões sobre a proibição de programas humorísticos fazerem piadas com candidatos e, devido a polêmica criada, o TSE decidiu se manifestar hoje as 16h36 (horário de Brasília), por meio de nota oficial dando satisfação sobre o assunto, o que jamais faria se não fosse a repercussão da declaração de Marcelo Tas que foi lida por alguns milhões de internautas (a postagem dele no Twitter foi retuitada por milhares de seguidores que, por sua vez, têm em média, cerca de mil de seguidores cada um), cuja maioria foi levada a ler também a reportagem do Portal Terra indicada por @marcelotas no Twitter.
Da mesma forma que a participação das Mídias Sociais na eleição do presidente americano Barack Obama levou Cláudio Torres, Consultor de Marketing Digital e Mídias Sociais, autor do livro A Bíblia do Marketing Digital, entre outros, a afirmar que "Barack Obama não se elegeu por causa das Mídias Sociais, mas sem elas, não se elegeria.” a cada dia que passa e a cada fato que surge mais podemos afirmar o mesmo em relação ao Brasil. Nenhum candidato será eleito pelas Mídias Sociais, mas sem elas, eles não serão eleitos.

Um comentário:

  1. parabéns, gostei da matéria, confesso que vou ler de novo, existem vírgulas que compensam ser lembradas muito amis do que simplismente valorizar os pontos finais.

    abraços.....sou seu fã!

    ResponderExcluir