quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PAPO DE ONIBUS - I

Zé do Ônibus


Fim de tarde. Avenida Estevão de Mendonça. Praça Santos Dumont. Cuiabá. O 308, vindo do Ribeirão do Lipa, está lotado. Mas na Isaac Povoas, vaga um lugar ao lado de uma mãe, com uma criança no colo. Um carro de som fazendo propaganda política passa pelo ônibus. A mãe começa a conversa:

- Nunca vi nenhum deles dizendo que vai fazer coisa errada. Depois é só o que fazem.
- É promessa que não acaba mais, não é mesmo?
- Pior são aqueles que ficaram ai anos, não fazem nada e agora dizem que vão ajudar a cidade. Pó pará... Veja esse Sinval. Nunca ajudou Cuiabá e agora jura chorando que vai construir hospital aqui.
- Pois é... Dizem que ele em vez de ajudar traz gente do interior pra ser tratada aqui...
-Isso é verdade... Tem um casarão que fica ali atrás da rodoviária... E tá sempre cheio de gente que ele manda pra tomar nossos lugares no Pronto Socorro...
-E os outros candidatos? Você acha melhor?
- Olha... Tem o tal de Mauro Mendes... Mas o que ele já fez de concreto? Na televisão diz que fez muita coisa na empresa dele. Pode ser... Mas eu nunca ganhei nada com a empresa dele. Ele fez pra lucrar e enricar... Diz que fez na tal da Fiemt. Mas ai é fácil, até eu, né? Ele parece ser gente boa, apesar de estar muito mal acompanhado e tem umas coisas estranhas. Até ontem ele e o Sinval eram amigos, da mesma turma e agora viraram inimigos. Humm! Me engana que eu gosto
- E os outros dois candidatos?
-Olha, o Marcos do partido do procurador Mauro eu nunca tinha ouvido falar. O Wilson, eu fiquei tiririca quando ele saiu da prefeitura. Mas agora ele explicou. E se a gente for ver vai descobrir que é verdade mesmo. Esse negócio da saúde, por exemplo. É lógico que seria muito melhor se não fosse o povo do interior que vem pra cá... O Wilson fez bastante. Veja o Cuiaba Vest: nao pago nada, ganho o material de graça e o passe do ônibus.Se eu nao passar na Federal vou me candidatar a uma vaga da Bolsa Universitaria. por isso já falei pro meu marido: vou votar no Wilson de novo, porque ele eu conheço e sei que se não fez mais pela gente é porque não deixaram.
- E prá presidente?
- Ainda tô pensando. Meu marido disse que vai votar na Dilma. Disse que vai votar nela por causa do Lula...
- Porque não faz a mesma coisa?
- Eu não...Porque a Dilma não é o Lula e aqui pra nós será que o Lula é essa maravilha toda que dizem? Tenho minhas dúvidas porque ouvi umas histórias que estão muito mal contadas sobre o filho dele que da noite pro dia ganhou uma grana preta. Lá em casa eu trabalho prá caramba, meu marido trabalha pra caramba. Agora, por exemplo, pra eu ir pro cursinho ele está cuidando do nosso filho de 4 meses e eu tenho que trazer o Eduardo, esse daqui, comigo. E não estamos ricos coisa nenhuma.
- Mas em quem você vai votar?
- Olha o Serra parece ser boa gente mas eu acho que vou votar na Marina. Ela está de fato preocupada com o Meio Ambiente e se ela tivesse sido ouvida quando era Ministra com certeza a gente não estaria vivendo essa situação que ta difícil até de respirar.
-Mas tá difícil ela ganhar...
-Não faz mal. No primeiro turno eu voto nela... Depois é outra história.

Ponto do viaduto do CPA. Zé do Ônibus desceu com uma convicção: “Essas mulheres são danadas. Ainda vão mudar a história desse pais”

Um comentário:

  1. Adorei, mas espero que o Zé do Ônibus esteja errado. Ainda não é dessa vez que as mulheres irão mudar a história desse país...rsss Sou Serra45 e espero que ele seja o Presidente. Meio ambiente é muito importante, mas não é tudo! Marina não voto. Se houver educação decente, com certeza a natureza será melhor cuidada. A outra, que prefiro nem dizer o nome, não tem história, experiência e não me inspira confiança!!!! Parabéns!!! O blog tá ótimo!

    ResponderExcluir